Consulte Vídeos de Transplante de Córnea aqui.
Transplante de córnea ou queratoplastia penetrante, refere-se à substituição cirúrgica de uma parte da córnea de um paciente por outra de um olho dador.
Avanços na microcirurgia, materiais de sutura, meios de conservação e terapêutica pós-operatória, permitiram enormes progressos neste tipo de cirurgia. As indicações para a queratoplastia penetrante têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Actualmente a indicação mais frequente é a diminuição da acuidade visual, secundária à opacidade da córnea. Outras indicações incluem correcção da curvatura anormal da córnea (ex. ceratocone), tratamento de adelgaçamentos e perfurações, alívio da dor, remoção de focos infecciosos ou neoplásicos e fins cosméticos.
Mais recentemente surgiram novas técnicas de transplante corneano entre as quais a queratoplastia lamelar anterior profunda que, pelo facto de não seccionar totalmente a córnea, tem a vantagem de não ser uma cirurgia intraocular e, por isso, diminuir a taxa de infecções, reduzir o tempo de cicatrização e de recuperação, diminuir a taxa de rejeição e reduzir a quantidade de medicação no pós-operatório.
_ _
Caso Clínico (veja Vídeo aqui)
Paciente de 40 anos, saudável.
Leucoma central da córnea com neovascularização do olho esquerdo, após traumatismo aos 9 anos de idade. Acuidade visual melhor corrigida igual a 2/10.


Transplante de córnea do olho esquerdo realizado em Junho 2008 (diâmetro 7,00/7,25).
Após três meses, apresentava acuidade visual (sem correcção) do olho esquerdo = 4/10 e 7/10 com buraco estenopeico.
Fotografias tiradas três meses após o transplante.
Um ano e meio após o transplante a sutura foi removida e o astigmatismo aumentou.
Com o objectivo de corrigir o astigmatismo foram implantados dois segmentos de anel no enxerto (aneis de Ferrara® com 90 graus de arco e 0,15mm de espessura).


Fotografias tiradas um mês após o implante dos segmentos de anel na córnea dadora.
Seis meses após o implante dos segmentos de anel, a paciente tinha 9/10 corrigida com -1,50 -3,50x40°.
Após estudo, verificou-se que a paciente reunia todas as condições para implante de lente fáquica tórica.


Fotografias tiradas uma semana após o implante de lente fáquica tórica de fixação á íris (Artiflex® Tórica).
A paciente apresenta actualmente acuidade visual do olho esquerdo sem correcção igual a 10/10.
_ _
Exemplos de Transplante de Córnea
Cirurgia de Transplante de córnea e de Catarata com implante de lente intraocular - paciente com catarata e leucoma (opacidade) central da córnea.


Pormenor de Transplante em paciente que apresentava úlcera de córnea herpética.




Cirurgia de Transplante de córnea e de Catarata com implante de lente intraocular - paciente com catarata e Distrofia endotelial de Fuchs.
_ _
Boa noite, Drº
ResponderEliminarè possivel fazer um transplante da cornea, a quem tem uma ulcera na cornea?
Os meus cumprimentos.
EliminarÉ possível realizar um transplante de córnea em casos de úlcera de córnea complicada como, por exemplo, quando há perfuração ocular. Quando a úlcera corneana é provocada por um agente que não responde ao tratamento médico e põe em causa a integridade da superfície ocular, há indicação para transplante. Quando surge uma opacidade central da córnea, após cicatrização da úlcera, pode haver lugar a transplante de córnea, caso haja acentuada diminuição da acuidade visual.
Álvaro Sá