quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

OPINIÃO DOS PACIENTES


No início de 2008, surgiu na minha pálpebra um pequeno treçolho que enquistou e posteriormente inflamou ganhando uma dimensão aproximada de 0,5 cm.
Apliquei as "mézinhas tradicionais" e resisti a consultar um oftalmologista, mas... com o agravamento da inflamação a consulta foi inevitável.
Pedi a opinião a dois especialistas, a medicação e o prognóstico foram os mesmos: teria de me submeter a uma pequena cirurgia para retirar o quisto...
A fragilidade do local a intervencionar, o método a utilizar e o medo de ficar com cicatrizes no rosto não me agradaram e decidi não avançar.
Foi então que optei por consultar um terceiro especialista.
Não conhecia o Dr. Álvaro Sá e não tinha nenhuma referência do seu trabalho, no entanto, após algumas explicações sobre o que se passava na minha pálpebra, sobre a necessidade de resolver a situação e sobre o método a utilizar na cirurgia, a minha confiança foi conquistada!...
A cirurgia foi rápida e o pós-operatório sem dor.
Hoje, mais de um ano passado, deixo-vos com uma questão:

Em que olho foi?...


C_Rodrigues
_ _

Em Outubro de 2008, fiz cirurgia refractiva com o Dr. Álvaro Sá. O grau da minha miopia não permitia correcção por laser (lasik), de forma que a solução proposta foi a colocação de uma lente intra-ocular em cada olho (artisan), fixas na íris. Antes, tinha realizado os exames necessários (todos eles indolores), esclarecido de todas as vantagens e riscos associados á intervenção, em Outubro foi efectuada a cirurgia.

Lembro-me de entrar na sala operatória, e acordar no final no recobro (anestesia geral), pelo que nada posso dizer acerca do que senti durante intervenção. O que se destacou mais no meu caso, foi a ausência de dor no pós-operatório. Dor para a qual já estava mentalizado.

Toda a recuperação foi óptima, mas com o máximo cuidado para evitar esforços nos primeiros dias. Os primeiros 3 ou 4 dias, a visão ainda era turva, em parte, devido á pomada e colírios prescritos pelo Dr. Álvaro e necessários para que a recuperação se faça da melhor forma.

Contudo, a visão foi melhorando todos os dias. No meu caso, ao final de 3 dias já conseguia ler legendas na tv (embora ainda um pouco turvas).
Hoje estou muito satisfeito com a correcção efectuada, deixei de usar os óculos grossos (8 dioptrias OD; 9 dioptrias OE). Já não necessito de usar lentes de contacto para ir correr junto à praia, ou nadar na piscina. Eu já tinha um certo grau de rejeição às lentes de contacto, e inclusive cheguei a fazer uma pequena úlcera de córnea.

Isto para dizer, que o efectuar uma cirurgia é sempre um acto a ponderar em termos de prós e contras. A motivação para se submeter à cirurgia é algo determinante, pois ajuda a encarar com naturalidade este acto que vai mexer com algo que nos é tão precioso, a visão.

Felizmente, tive hipótese de conhecer vários casos análogos ao meu, em que as pessoas estavam muito satisfeitas. O ter conhecido previamente estes resultados do Dr. Álvaro, foi um factor de redução da ansiedade.

É importante esclarecer junto do médico, em que consiste a cirurgia, quais as vantagens, quais os riscos. Também procurei informação sobre o procedimento (introdução de lentes intra-oculares de câmara anterior) na Internet. E validei e aprofundei essas informações com o médico.

O Dr. Álvaro Sá além de ser um cirurgião que transmite confiança pelos resultados obtidos, prima pela preocupação em esclarecer o paciente em todas as fases. A experiência foi óptima. Obrigado Dr. Álvaro Sá e Equipa com E maiúsculo!

Pedro Silva

50 comentários:

  1. Usei óculos desde pequenina e com o passar dos anos, a miopia e o astigmatismo foram aumentando e um grande desejo foi nascendo dentro de mim, irradicar do meu rosto uns óculos grossos com quem tinha uma relação amor-ódio!

    Em 2007 soube que no Centro Hospitalar de V. N. de Gaia havia um projecto pioneiro em cirurgia refractva, resolvi inscrever-me e passado um ano fui chamada para consulta.

    Por acaso do destino e muita sorte, fui parar ao Dr.Álvaro Sá que logo me informou não ver impedimento para aplicar uma das várias soluções possíveis para o meu caso. Nas consultas seguintes fiz exames e testes tendo ficado decidido que iria fazer a cirurgia da catarata e implantar lentes multifocais, o que me permitiria ver ao perto e ao longe. Senti um aperto de alegria, estava perto de realizar um sonho...ficou então a cirurgia marcada para o dia 2 de Dezembro de 2008.
    Quando abri os olhos nem queria acreditar, conseguia ver tudo à minha volta, sem óculos, tanto ao perto como ao longe, nem sei bem o que senti, era uma imensidáo de sentimentos que explodiam dentro do meu peito...
    Não tenho palavras que cheguem para agradecer ao Dr. Álvaro Sá, ele fará sempre parte do resto da minha vida, pois jamais esquecerei o médico que me devolveu a auto-estima,a alegria de viver, de sorrir para o mundo... sem óculos!!!
    Obrigado Dr. Álvaro pelo seu profissionalismo, pela sua postura na relação médico-paciente, pela dedicação apaixonada que põe em tudo o que faz. Não tenho dúvidas que terá uma carreira brilhante, recheada de sucessos!

    Do fundo do meu coração os meus sinceros agradecimentos e bem haja!


    Ana Paula Santos - 52 anos

    ResponderEliminar
  2. Cansada de usar óculos e lentes de contacto e com imensa vontade de prescindir do uso de ambos... decidi em finais de 2007 transmitir esse mesmo desejo ao meu medico de familia que, concordando com a minha opinião falou-me da cirurgia em questão, reencaminhando-me para o Hospital de V.N.Gaia.
    Confesso que a ideia de ter um "corpo estranho" dentro dos olhos me assustou um pouco e me deixava a pensar como era possivel, sendo os olhos tão sensíveis, mas... a vontade de mudar, para melhor, era maior que o medo e estava mesmo decidida a arriscar... e fosse o que Deus quisesse!!!
    Com miopia já considerada um pouco avançada e graduaçao de -13,ooD no olho direito e -8,50D no olho esquerdo, iniciei então o processo para a dita cirurgia que consistia na colocação de uma lente intra-ocular, com um medico impecavel, bem disposto e acima de tudo muito profissional... Se duvidas eu tinha afastou-as por completo assim como, os medos e receios que sentia, fez-me ver bem melhor...
    Foi uma cirurgia simples aos dois olhos em simultâneo, com anestesia geral que durou sensivelmente 1 hora. Quando abri os olhos ainda via um pouco baço, mas nada que já nao soubesse, pois pode ser um dos sintomas... Não sentia qualquer tipo de dor, apesar de ter 3 pontos em cada olho, foi uma cirurgia e pós-operatorio com sucesso.
    Fui recoperando a visão, retirando os pontos aos poucos e corrigindo tambem o astigmatismo que era elevado.
    Neste momento e após 2 meses de cirurgia, ainda a afinar o astigmatismo, a razão pela qual ainda tenho pontos (mas sem qualquer tipo de incomodo para os olhos), ja vejo tudo com nitidez...
    A sensação de não depender de óculos e lentes de contacto, mas apenas dos meus olhos, faz-me sentir muito mais leve e isso é simplesmente fantastico!
    Mais palavras para quê???

    Muito obrigada Dr Álvaro Sá!!!

    Sem esquecer tambem a restante equipa medica, claro...

    Maria B. - 38 anos

    ResponderEliminar
  3. Sandra Neiva14 abril, 2009

    No inicio de 2008, falaram-me do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e nas consultas para cirurgia refractiva. Solução que podia livrar-me, definitivamente, dos meus óculos. Resolvi inscrever-me. Fui chamada para uma consulta passados dois meses.
    Tive a sorte de o meu processo ter ido parar ao Dr. Álvaro Sá. Fiz alguns exames e fui informada que devido ao meu tipo de córnea não poderia ser operada por Laser (LASIK), mas teria que ser pela colocação de lentes intraoculares. Fiz todos os exames necessários para uma cirurgia com anestesia geral. Como estava tudo bem, marcamos o dia.
    No dia da cirurgia estava bastante nervosa. Confesso até que estive prestes a desistir mesmo já estando na prestes a entrar no bloco operatório. Não sei bem como, mas lá encontrei forças para vencer o medo e seguir com a operação. A cirurgia correu muito bem.
    Como estava muito nervosa, acordei bastante agitada. Fui levada para o recobro e continuava ansiosa pois ainda não conseguia ver. Senti-me mal disposta e acabei por vomitar. Quando abri, finalmente, os olhos apercebi-me que não conseguia ver pelo olho esquerdo. Queixei-me a uma das enfermeiras,que foi chamar o Dr. Álvaro de imediato. O Dr. Informou-me que com a força que fiz ao vomitar rebentei um vaso sanguineo do olho e teria que voltar ao bloco operatório para ser efectuada a limpeza do sangue, que estava a impedir com que eu conseguisse ver perfeitamente, como acontecia com o olho direito.
    Entrei em pânico. Ia ter que voltar a passar por tudo aquilo outra vez. E agora é que vem o porquê de eu ter querido deixar a minha história aqui. O Dr. Álvaro, apercebendo-se do meu nervosismo, foi do mais atencioso, mais carinhoso possível. Conversou comigo durante todo o procedimento, tentando relaxar-me, deixar-me mais calma. Sempre com as suas brincadeiras e chegando até a cantar para mim. A intervenção correu muito bem e eu sai do Bloco a ver como nunca tinha visto em toda a minha vida. Já usava óculos desde os 8 anos e, pela primeira vez, desde que me lembro, conseguia ver tudo perfeitamente.
    O Dr. Álvaro Sá não só é um médico muito competente, responsável, profissional, mas também, e, para mim, isso é o mais importante, um médico dedicado, preocupado, atencioso e verdadeiramente interessado no bem-estar dos seus pacientes.
    Fiquei tão impressionada que levei a minha avó a uma consulta com ele, para ser operada às cataratas. Cirurgia que também teve bastante sucesso.
    Obrigada, Dr. Álvaro pelo excelente profissional que é. O Cristiano Ronaldo da Oftalmologia. Ou antes, o Mourinho. Com toda a sua competência, charme e inteligência...”the special one”.

    ResponderEliminar
  4. Chamo-me Alexandra Mateus, tenho 39 anos e sou assistente comercial.
    Tenho uma miopia elevada, usando óculos desde os 6 anos e lentes de contacto desde os 18 anos, é muito ano .....
    O sonho da cirurgia já vem de longe mas, impunha-se aguardar pela estabilização da miopia.
    Há cerca de 2 anos, graças á minha excelente médica de família, fui encaminhada para o Santos Silva em Gaia, onde fui cair nas boas mãos do Dr. Álvaro Sá.
    Confesso que não me agradou quando me disse que, para o meu tipo de problema, não seria o laser a resolver mas sim umas lentes intra-oculares.
    Os receios eram muitos mas, quando a vontade é maior, tudo se ultrapassa.
    É evidente que a confiança que o médico nos transmite é fundamental e, neste caso, o Dr. Álvaro é excelente a explicar todos os passos e a transmitir-nos optimismo.
    A cirurgia foi no passado dia 31 de Março e correu lindamente.
    Foi mais fácil do que eu esperava, a recuperação também e os resultados superaram as expectativas.

    Incentivo todas as pessoas com este tipo de problemas que tenham condições fisicas para efectuar a cirurgia mas estejam ainda indecisas, que o façam. Não há preço que pague o bem-estar e o término da dependência de óculos ou lentes.

    Agradeço sinceramente e dou os meus parabéns ao Dr. Álvaro Sá e a toda a equipa, por todo o empenho, profissionalismo e boa disposição que colocam no seu serviço e relacionamento com os pacientes.

    Bem hajam, que se mantenham sempre assim!

    Valongo, 22 de Maio de 2009

    ResponderEliminar
  5. Chamo-me Nuno Gomes e fez ontem uma semana que fiz a cirurgia refractiva (LASIK). De facto, não há palavras para explicar a minha satisfação! Fiquei com 0 (zero!!!) dioptrias, a recuperação foi excelente e vejo PERFEITAMENTE!
    Também não há palavras para descrever o Dr. Álvaro Sá. De longe, o melhor médico que alguma vez conheci (e já conheci alguns, infelizmente). É um exemplo a seguir para a sua classe, e o exemplo do que deve ser um médico em todas as suas vertentes! Parabéns e continue assim por muitos anos!

    ResponderEliminar
  6. Ana Cantante24 julho, 2009

    A confiança e agradecimento que transparece em todos os comentários, pós-operatórios dos pacientes do Doutor Álvaro, foi o que senti na 1ª consulta que tive com ele.
    Confiança para dar um passo hà muito desejado e para o qual ainda não tinha tido coragem. Agradecimento por me transmitir a confiança necessária para me libertar das "amarras"(óculos e lentes) Na próxima semana irei fazer a cirurgia e serei mais uma a elogiar o trabalho do Drº Álvaro.

    ResponderEliminar
  7. Ana Cantante09 agosto, 2009

    CONFESSO, a véspera da cirurgia foi terrível. Durante a noite travou-se um duelo de Titãs, por um lado a Emoção dizia-me, a visão é um órgão precioso e era então que me fazia surgir um turbilhão de inseguranças e vontade “de fugir” daquela situação e voltar ao “conforto” da situação em que estava, por outro lado a Razão dizia-me que estava “nas mãos” de um excelente profissional, que o Laser era seguro e que não deveria ter qualquer tipo de insegurança, era então que de novo intervinha a Emoção a toldar-me a Razão. Digladiaram-se toda a noite, o que resultou em zero horas de sono mas por fim, felizmente, venceu a Razão.
    Às 6h já não aguentava mais estar na cama e fui tomar banho e vestir-me para estar às 8h no hospital.
    Cheguei ao hospital com o meu marido às 8h, por essa altura estavam a abrir as portas de oftalmologia e o funcionário pediu-nos que aguardássemos junto ao bloco operatório.
    Os “nervos” ainda andavam por ali, até que surgiu ao fundo do corredor o Dr. Álvaro sempre muito decidido e confiante, passou por nós cumprimentou e sorriu.
    Estava restabelecido o equilíbrio, a Razão reposta, a insegurança dissipara-se. O Dr. Álvaro tem este poder sobre os pacientes.
    Das 5 cirurgias marcadas para essa manhã a minha era a segunda. Entrei para os preparativos pré-cirúrgicos com um rapaz ansioso por ser operado porque queria era “despachar-se”( palavras dele). Depois de nos darem um comprimido Vallium enquanto aguardávamos que nos chamassem, vestidos com uma touca verde e uma batinha cor-de-rosa (que o meu colega de operação achava que deveria ser azul para os homens, um clássico!) ainda nos rimos muito depois de nos terem “pintado” com Betadine à volta dos olhos e tentarmos imaginar a cara de cada um de nós na imagem do outro. O António foi e eu fiquei, estava muito calma, efeito do comprimido, cerca de 20 m depois apareceu ele feliz da vida e dizendo que não custava nada. Tinha chegado a minha vez!
    (continua)

    ResponderEliminar
  8. Ana Cantante09 agosto, 2009

    (continuação)
    No Bloco o ambiente era calmo e acolhedor. Fui convidada a deitar-me e instalar-me para a cirurgia. Havia a preocupação de transmitir descontracção e evitar tensões o que se traduziu em diálogo entre os vários elementos presentes e fez com que até a intervenção cirúrgica propriamente dita ainda me risse com o que foi dito. Recordo-me que se falou de condições de higiene de outros tempos onde o acumular de gordura no corpo era visto como algo bastante positivo (não sei como começou o assunto, espero que não tenha sido a causadora porque estava limpinha! Eh!Eh!) Lembro-me de me vir á memoria um livro que li sobre Maria Antonieta e com o seu nome precisamente, e onde somos despertados para situações em que provavelmente ainda não tínhamos pensado…
    Lembro-me de estar muito calma e confiante durante toda a cirurgia e pensar que estava a viajar pelo Universo, cheguei a imaginar ver estrelas, constelações, até buracos negros…
    Foi “altamente”!
    Houve momentos durante a cirurgia em que o Dr. Álvaro explicou alguns procedimentos e nos “intervalos” ia “trauteando” uma canção o que também contribuiu para a minha calma.
    Pensei mais tarde que talvez seja essa sensação de tranquilidade que transmitimos aos nossos filhos quando cantamos para eles. É como quem diz”Eu estou aqui, está tudo bem!” Foi assim que me senti. Embalada na minha viagem espacial!
    Terminada a operação fiquei a ver tudo turvo, o que é normal acontecer. O Dr. Álvaro já me tinha explicado. Vim para casa, onde comecei a pôr as várias gotas que me tinham sido receitadas. Como o meu marido teve que se ausentar por umas horas o meu filho mais novo (13 anos) voluntariou-se para o substituir. Esteve sempre ao pé de mim deitado na cama, a ver televisão, com o portátil dele, para me ir dizendo as horas (como a pupila ainda estava muito dilatada eu não conseguia ver ao perto) que marcava no relógio religiosamente para não falhar.
    Ao final do dia já via nítido ao longe embora ainda continuasse com dificuldades ao perto. Às 23h30 terminei a medicação desse dia e dormi maravilhosamente toda a noite. Quando acordei de manhã para ir à consulta sentia-me completamente recuperada e feliz.
    E se estou aqui a fazer este relato tão extenso (acreditem que tentei reduzir) é porque gostava de vos transmitir a seguinte mensagem baseada na minha experiência pessoal:
    Por mais inseguranças que sintam (o que é humanamente compreensível) não hesitem, confiem no Dr. Álvaro porque para além do profissional competente que é (o curriculum também fala por ele) é um ser humano extraordinário que nos transmite a confiança, optimismo e calma necessários para embarcar nesta aventura.
    Vale a pena!
    Obrigada Dr. Álvaro!

    ResponderEliminar
  9. Chamo-me Alexandra Sá, homonima do dr. Alvaro. Quando recebi a carta para a 1ª consulta no CHVNG vi que o médico se chamava Álvaro Sá. Percebi que tudo iria correr bem - o meu falecido pai chamava-se Alvaro Sá e o meu filho mais novo igualmente. As certezas acentuaram-se com a relato de outros casos de sucesso. Tinha 11 no olho esquerdo e 12 no olho direito. Mesmo com lentes novas já via muito mal. Depositei toda a minha esperança de finalmente sair do clube dos pitosgas no Dr. Álvaro.
    Estou a escrever este comentário 24 horas após a cirurgia e vejo perfeitamente, claro que com alguma fotosensibilidade mas que é completamente normal.
    Realmente a minha percepção inicial no profissionalismo, competência e simpatia confirmaram-se.
    Bem Haja Dr. Álvaro.
    Vou dando noticias.

    Alexandra Sá

    ResponderEliminar
  10. Chamo-me Ricardo Menezes, tenho 29 anos e, apesar de usar oculos à relativamente pouco tempo (5 anos), antes de os começar a usar ja via bastante mal e fui adiando alguns anos a realidade dura e crua de que, de facto via mal e que os oculos seriam a solução...

    Para quem teve 24 anos sem usar oculos, ter que os usar, numa fase inicial foi de alivio pois ja conseguia ver tudo bem ao longe e ao perto... No entanto nunca consegui habituar-me 100% a eles, pois faziam-me muita confusão em certas tarefas que fazia...

    Informei-me com o meu oculista sobre as hipoteses de poder a voltar a ver bem sem oculos, mas este sempre disse que com o tempo a graduação ia aumentando e nunca diminuindo... E quando confrontado com a minha vontade de poder ser sujeito a uma cirurgia para ficar a ver bem sem sem oculos, o oculista voltou a dar um grande susto dizendo que eu poderia ficar cego... Portanto fui obrigado a esquecer essa hipotese de voltar a ver nitido sem oculos, o que tambem me deixou bastante triste, pois ficaria dependente do uso de oculos para ver bem...

    No entanto a vida deu uma grande volta quando soube de uma amiga que via bastante pior do que eu e que ao ser operada por LASIK, ficou a ver bem sem oculos. Procurei entao saber quem seria o Medico que fez esse "milagre" e foi então que conheci o Dr. Álvaro Sá...

    Sem perder tempo marquei uma consulta para o dia 20 de Janeiro de 2010 para o Dr. Álvaro Sá, dei-lhe a entender a minha ideia, que era de "livrar-me" dos oculos... Fiz todos os exames necessarios para saber se o meu caso era um daqueles casos possiveis para fazer a cirurgia, felizmente tudo deu certo, e passados 9 dias, ou seja, dia 29 de Janeiro de 2010 lá fui eu fazer o LASIK...

    No dia da cirurgia as incertezas eram muitas, os medos tambem, pois fazia-me confusão como é que para alguns essa cirurgia resultaria numa cegueira certa e para o Dr. Álvaro Sá a cirurgia era o inicio de uma vida sem oculos...
    Guiei-me por quem sabe o que fala e faz, guiei-me obviamente pelo Dr. Álvaro Sá que FOI, É e SERÁ SEMPRE um Excelente Profissional...

    Obviamente que tudo correu bem, estou a escrever este comentario 2 dias depois da cirurgia, mas garanto-vos que no dia seguinte ja podia vir aqui escrever, pois ja via relativamente bem...

    Ver sem oculos não tem preço...
    Muito obrigado Dr. Álvaro Sá!
    Graças a si e à sua equipa, a minha vida será bem melhor daqui para a frente!!

    ResponderEliminar
  11. 05 de Fevereiro de 2010

    Fui operada na terça feira feira passada pela equipa do Dr. Alvaro Sá.
    O concretizar de um sonho de menina tornado possivel pelas mãos de um excepecional médico.
    Obrigada pelo cuidado, profissionalismo, exigência e boa disposição.
    Se dividas de gratidão, efectivamente existem, esta é a primeira divida de que me orgulho ter.
    Simplesmente OBRIGADA!
    Alexandra Paiva

    ResponderEliminar
  12. Olá Dr Álvaro Sá, agradeço-lhe do fundo do coração pelo sucesso da minha cirurgia (lasix).

    Desde muito nova que me recordo de usar óculos. Aos 30 anos ainda tinha miopia e astigmatismo mas graças a si Dr e a todo o sucesso da cirurgia (lasix), fiquei a ver 100%, sem nunca mais necessitar dos malditos óculos.

    Pois só quem os usa sempre quase durante 1/4 de vida, é que sabe a diferença que nos faz na nossa auto-estima e na aparência que transmitos!

    E sei que nenhum oftamologista descobre que fiz um lasix devido à perfeição da cirurgia.

    Abençoado dia que o conheci...!!!

    Atentamente,

    Alexandra Amorim

    ResponderEliminar
  13. Licínio C. Reis

    Faz dia 12 três meses que fui operado às cataratas pelo Dr.Álvaro Sá, na Clipóvoa, a quem manifestei o desejo de deixar de precisar de óculos. Fiquei francamente surpreendido e maravilhado com a sua intervenção e o resultado que se seguiu. Durante a cirurgia, que foi rápida, não senti a mais pequena dor ou incómodo e quando regressei à sala de espera já distinguia as legendas na TV. Passados dois dias já via com toda a nitidez, a qualquer distância e sem óculos. Foi só colocar umas gotas nos 15 dias que se seguiram à operação sem que tenha havido qualquer inconveniente ou transtorno.
    Hoje, com 63 anos, vejo na
    perfeição sem óculos e até pratico aviação desportiva.
    Para o Dr.Álvaro Sá e toda a sua equipa ficam os meus sinceros agradecimentos.

    Licínio C. Reis

    ResponderEliminar
  14. Dr Álvaro,
    Fui operada por si no dia 16 de Abril. Passou uma semana e estou óooooooooppppptima! Estou super FELIZ porque tudo correu tão bem. Quero agradecer-lhe a amabilidade, a atenção e a simpatia com que me tratou, não só a mim, como às minhas filhas que não gostam de ir ao médico por causa das picas mas gostaram tanto de si. Como é possível, no fim de um dia de trabalho, ter um sorriso para os seus doentes e tratá-los com a atenção e a boa disposição de quem está a começar o dia? Não tenho dúvidas de que é um Médico de excepção, um Médico raro. Só tenho pena de não o ter conhecido há mais tempo, pois há muito que podia ter deixado as lentes e os meus óculos de Harry Potter.
    Parabéns pela competência e profissionalismo com que trabalha. De facto, os doentes para si não são números, são pessoas!
    Desejo-lhe tudo de bom!
    Mais uma vez um grannnnndeeeeee OBRIGADA!!

    Teresa Ferreira ( Ramalho )

    ResponderEliminar
  15. Fui a uma consulta ao Centro Hospitalar de Gaia-Espinho no dia 14 de Abril com o Dr. Álvaro Sá e após ter efectuado todos os exames necessários para saber se era uma boa candidata ao LASIK, confirmou-se que sim, que sería possível. A cirugia ficou marcada para ontem (26 de Abril).
    Antes da minha cirurgia vim visitar este blog e ler as opiniões dos pacientes do Dr. Alvaro Sá, porque como é normal sentia um misto de ansiedade (por querer deixar de usar óculos e lentes de contacto) e nervosismo (por não saber exactamente para o que ía).
    Fui operada ontem e hoje já estou a teclar esta pequena mensagem...
    Posso confirmar por experiência própria que a descrição pormenorizada de alguns pacientes foi exactamente igual ao que eu senti ontem (aliás conseguiu superar as minhas expectativas). O Dr. Álvaro Sá é um excelente profissional, muito simpático e competente e conseguiu transportar totalmente a sua confiança para mim.
    Para mim foi um sonho tornado realidade. Obrigada a toda a equipa!
    Carla Santos

    "Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura". Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  16. Como o prometido é devido, venho em nome do meu pai(Jaime Barbosa) deixar um comentário de agradecimento ao Dr. Alvaro Sa e restante equipa médica por todo o seu profissionalismo, dedicação e sabedoria no tratamento a um peterigeo que lhe foi diagnosticado.Depois de muitos avanços e recuos por parte do meu pai, ou não estivessemos aqui a falar de uma operação um tanto ao quanto meticulosa a um dos nossos mais predominantes e valiosos sentidos,a visão,depois de algumas outras consultas noutros profissionais da especialidade,eis que tem uma consulta com o Dr.Alvaro Sa.Todos sentimos que naquele momento o passo a dar para a cirurgia foi dado.A confiança,serenidade dada pelo Dr. Alvaro foi determinante. Assim no passado dia 2 de Março o meu pai foi operado no hospital santos silva com os maiores dos sucessos!!Em despedida resta-me mais uma vez agradecer ao Dr. Alvaro Sa por fazer hoje, do meu pai, uma pessoa bastante mais feliz do que o conhecia anteriormente "simplesmente" porque hoje o meu pai pode ver tudo em seu redor o que antes da cirurgia não acontecia.

    O nosso muito obrigado e muitos sucessos pessoais e profissionais. Um forte abraço da familia do "jesuita" Jaime Alves Barbosa:)

    ResponderEliminar
  17. Quando verifiquei que precisava de um oftalmologista, lembrei-me que a minha filha tinha ido a uma consulta com o Dr. Álvaro na Clipóvoa e que ela tinha gostado muito. Então, por curiosidade, consultei este blog que face às opiniões aqui expressas, marquei uma consulta para o Dr. Álvaro, na qual me diagnosticou cataratas. Após duas cirurgias partilho das opiniões aqui já expressas. Agradeço-lhe, principalmente, a confiança e serenidade que transmite.
    Obrigada
    Teresa P.

    ResponderEliminar
  18. Por convite da minha colega ,Teresa Ferreira,fui à sua consulta pós-cirúrgica,(cirurgia a lazer)com o Dr.Álvaro Sá.Ouvi a sua opinião para o meu caso e, depois dos vários exames realizados,fiz a cirurgia mais adequada ao meu caso(intra-ocular)sem pestanejar,pois percebi, desde a primeira consulta,que estava nas mãos de um excelente profissional e ser humano!Cada doente é único e a paixão pela sua profissão está em cada uma das suas palavras!Fui operada no dia 7 de Julho e todos os dias me sinto melhor:)Nunca tive qualquer tipo de dor,fiz a cirurgia com anestesia local,saí da Clipóvoa no mesmo dia e pelo meu pé;tinha apenas umas protecções transparentes nos olhos para os proteger.No dia seguinte tirei-as,coloquei as gotas e fiz a minha vida normal(apenas com alguns cuidados:não estar em ambiente de fumo,não baixar ou fazer esforços,sair com óculos de sol...).Fui para escola,pois tinha reunião;sem problema!
    Dr.Álvaro,é um prazer falar consigo, ouvi-lo falar daquilo que faz com paixão:)
    Obrigada,a si,por me fazer sentir mais livre e feliz e a toda a sua equipa que foi excepcional!!!!

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, Dr. Álvaro, pela simpatia e pela liberdade que me devolveu depois de 17 anos presa aos óculos! (operada em Julho de 2010)

    Ana Liberal

    ResponderEliminar
  20. Vânia Rocha29 novembro, 2010

    A minha história é semelhante á de muitos os que já aqui deixaram testemunho…
    Sou a Vânia e tenho 26 anos.
    Usava óculos desde os 10 anos por causa de miopia e astigmatismo e assim que pude comecei a usar lentes de contacto - mas com elas os gastos, as conjuntivites, dores de cabeça e secura dos olhos…
    Ponderei por volta dos 20 anos uma possível cirurgia, mas a pouca informação e o medo não me deixavam avançar muito mais – afinal, as lentes até eram uma solução mais que suficiente :)
    Este ano qualquer coisa cá dentro despertou – para valer…
    Estava cansada de:
    cozinhar e não ver nada quando vinha vapor para o rosto; de sair no inverno e a chuva me molhar os óculos ou o vento fazer com que o meu cabelo se enrolasse na armação; de decidir se nas féria ia ao mar com os óculos ou ia sem lentes e já podia mergulhar (mas também não via…)
    Enfim… vamos a isto!
    Conhecer o Dr.Álvaro foi das melhores coisas que me aconteceu na vida :)
    Uma pessoa tão diferente – um médico tão diferente – o melhor que conheci até hoje.
    Atencioso, simpático, cuidadoso, amável, explicito, bom conselheiro, bom ouvinte… Ponderamos o Lasik caso eu fosse “aprovada” em todos os exames aos meus olhos.
    Em pouco tempo senti pela primeira vez que “desta” não escapava :)
    As minhas dúvidas dissipavam-se à medida que o tempo passava, a minha confiança aumentava, a minha vontade crescia...
    E não escapei – marcamos cirurgia para 4 dias depois da última consulta com os exames.
    No dia anterior quase nem dormi.
    No dia da cirurgia (22 de Novembro 2010) estava num estado de ansiedade tal que nem sei!
    Comecei a ouvir vozes distintas dentro da minha cabeça – positivas e negativas – qual ouvir?
    Seguir em frente? Recuar? Que fazer?
    Não recuei. Segui em frente!
    Ouvi cá dentro o apoio da minha família e levei comigo a Santa Luzía para me proteger :)
    Correu tudo pelo melhor graças a Deus e ao Dr.Álvaro. É bom sentir o entusiasmo, a simpatia e a real dedicação que coloca na sua profissão – oxalá fossem todos assim...
    Segundo o Dr, fui uma paciente exemplar durante toda a cirurgia – fiquei muito satisfeita e aliviada por saber que tudo correra pelo melhor – toda a ansiedade valera a pena… Tudo valeu a pena!!!
    Obrigada por nos fazer acreditar que é possível – porque é mesmo!!!
    No 2º dia pós operação já estava a ver em HD (High Definition) :) - que sensação maravilhosa!!!
    Toda a equipa do Hospital de Gaia foi excepcional – o meu agradecimento a cada um deles – pelo cuidado e carinho.

    Obrigada Dr. Álvaro – pela nova vida :)

    Vânia Rocha

    ResponderEliminar
  21. Vania Sofia Gaifém da Costa Mendes15 janeiro, 2011

    Por volta dos meus 3 anos, tive a infelicidade de ter de usar óculos, pois os meus pais repararam que eu não via muito bem e então levaram-me a um médico especialista que lhes disse que eu tinha astigmatismo e miopia, por isso existia a necessidade de eu ter de usar os óculos, apesar de eu não gostar da ideia de usar teve de ser. Estes acompanharam-me durante a minha vida toda para meu descontentamento, até que em 2007 ouvi falar na cirurgia a lazer e decidi que tinha de tentar, assim consegui uma consulta no Hospital de Gaia onde conheci o Dr. Álvaro Sá, um jovem muito simpático e com uma carreira brilhante, este atendeu-me e disse que havia a possibilidade de eu ser operada mas não podia ser por lazer porque eu tinha um grau muito elevado de miopia (12 drt. e 14 esq.), então ele propôs a colocação de lentes intraoculares fácicas, então fiz todos os exames necessários e fiquei a espera da cirurgia mas nunca mais me chamaram, eu nunca dei muita importancia porque pensei que estivesse muito atrasado só que em Novembro de 2010 decidi verificar o que se passava e descobri que o meu processo tinha sido trocado com o de outra doente que tinha um nome parecido com o meu. Tive de repetir todos os exames outra vez e quando contei ao Dr. o que se tinha passado, este não podia ter sido mais espetacular do que foi porque marcou logo a cirurgia para o dia 21 de Dezembro, só que houve um improvisto e esta teve de ser adia mais uns dias até dia 04 de Janeiro de 2011. Chegou o grande dia e tudo correu pelo melhor, a equipa que estava com o Dr. nesse dia era fantástica, então eu quero agradecer a todos os que ajudaram na cirurgia e principalmente ao Dr. Álvaro por tudo aquilo que fez por mim, pela sua dedicação aquilo que faz e por mudar a minha vida para melhor!

    O meu muito obrigado!
    Vânia Sofia Gaifém da Costa Mendes

    ResponderEliminar
  22. Margarida
    24/06/2011

    Boa tarde dr. Álvaro Sá;
    Este comentário que vou encetar será em muito similar a muitos outros testemunhos já aqui anteriormente descritos, pois também essas pessoas tiveram a felicidade e a sorte de encontrar pela sua frente com um Profissional exímio, com uma simpatia,atenção para com o paciente e dedicação à causa/profissão que pratica fora de série, nomeadamente nos dias que correm, pois o Dr. Álvaro não atende os seus pacientes como mais um número ou estatisticamente no sentido negativo ou tão somente com interesse monetário...este é um DR. que se entrega e dedica com alma, profissionalismo, saber cientifico e humano a cada paciente...um bem haja....é apenas um de muito poucos. E eu falo com conhecimento de causa pois também sou profissional de Saúde com amor há profissão mas o DR. Álvaro é um ser impar.

    Hoje faz precisamente 15 dias que a minha vida sofreu uma viragem histórica e uma vitória de uma fobia que me acompanhava desdes os 3 anos de idade aquando me foi diagnosticada miopia...ainda me lembro do Médico, em Coimbra, um dos mais recomendados especialistas da altura. Eu cresci e a miopia também e aqueles óculos de massa castanhos faziam-me sentir o patinho feio da família...aos 18 anos...ufa...passei a usar lentes de contacto, mas como nem tudo é perfeito, começaram a surgir as conjuntivites e complicações provenientes do uso continuado das lentes de contacto... de há cerca de uns 8 anos que ambicionava ver-me livre deste fantasma que me seguia para todo o lado...após consultar vários e prestigiados Oftalmologistas fui informada de que teria que fazer cirurgia com introducção de lentes intra-oculares, pois o grau de miopia não permitia a cirurgia a laser...mas a forma como me era apresentada a situação, pois poderiamos realizar a cirurgia no dia seguinte se eu quisesse não me convencia de todo, e sendo eu profissional de saúde e uma pessoa de personalidade e convicções fortes fui adiando...adiando até que ha cerca de 2 anos tive a felicidade e o privilégio de conhecer o DR. Álvaro Sá por intermédio de uns familiares.

    ResponderEliminar
  23. ....O assunto foi logo encetado ao qual o Dr. Álvaro me respondeu "mas eu não faço a cirurgia sem fazer vários exames aos seus olhinhos para ver se reunem todas as condições para a colocação de lentes intra-oculares" e eu logo percebi que estava no local certo com o profissional pretendido, pois finalmente falava a minha linguagem e desde logo me inspirou confiança, pois os prós e os contras iriam ser avaliados, pois eu também ´~ao estava na disposicção de trocar o certo, embora incómodo pelo incerto.

    Depois de efectuados vários exames a cada olho com o respectivo periodo de descanso do olho sem lentes de contacto, pois 2º o Dr. é um factor muito relevante na obtenção de resultados pré-cirurgicos. Laser aos 2 olhos, medição de eixos, eis que chegado o grande anúncio de que reunia as condições para realizar a cirurgia, a qual aceitei sem receios.

    Correu tudo muito bem e foi uma sensação de alegria/euforia/liberdade indiscritivel e não imaginão a emoção que senti ao sair da mesa do bloco operatório pelo meu pé, era meia-noite, pois enfrente havia um relógio e eu vi de imediato as horas o que me deu um alívio...levei umas protecções transparentes nos olhos muito giras que guardo como uma boa lembrança e um sinal de leveza e felicidade pelo sonho e objectivo concretizado. Quando ia no carro já via as letras do display do rádio do carro, ninguém acreditava...dormi que nem um Anjo, sem dor ou incómodo algum, demanha fui há consulta aonde o sempre simpático e afável Dr. me aguardava e confirmou que tudo estava bem...depois era só colocar umas gotas e nada demais...

    O conselho que deixo aqui a quem esteja na mesma situação é que o importante é escolhermos o profissional certo e não abandonarmos as nossas convicções e não nos deixarmos influenciar por facilitismo, nomeadamente no que se refere a coisas sérias.

    Mais palavras não tenho para descrever a felicidade, a liberdade e o bem estar que sinto e muito menos tenho palavras para agradecer ao brilhantismo, profissionalismo, ao sentido ético e humano do ilustre dr. Álvaro Sá que ja leva uma brilhante carreira e certamente ainda muito haveremos de ouvir e Ver falar deste Dr., pois é um privilégio ser sua ou seu paciente.

    Eu tenho uma máxima na vida, que também acho que já me acompanha desde criança, e que é a prova de que nunca devemos desistir das nossas convicções e de tudo aquilo em que acreditamos, pois vale sempre a pena lutarmos pelas causas que nos levem a completar etapa a etapa, passo a passo o puzzle da felicidade...

    "O Sonho comanda a vida;
    Sonhar é viver;
    Concretizar é realizar"

    Sinto que consegui juntar ao meu puzzle uma peça muito importante e jamais hei-de esquecer o excelente e brilhante contributo do Dr. Álvaro Sá para tal facto...não há palavras suficientes no dicionário para descrever tal sentimento...um bem haja Dr. Álvaro e desejo-lhe os maiores sucessos e reconhecimentos possiveis...
    Se me permite, é alguém que irei considerar Amigo para toda a vida e por quem nutro um carinho e admiração infindável...

    Os melhores cumprimentos,
    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Só gostaria de deixar aqui o meu maior agradecimento ao Dr Alvaro Sá pelo seu brilhante profissionalismo, pela dedicação e simpatia que transmite nas consultas e pela segurança e excelente desenho no Bloco Operatório.Bravo, um fantástico médico.
    Fiz uma cirurgia há cerca de 2 meses e correu tudo de forma excelente, desde a receção no ambulatório pela equipa de enfermagem da Clipóvoa até à Enfermeira Mariana que esteve presente durante a cirurgia(a auxiliar o Dr. Alváro), transmitindo segurança, conforto com as suas palavras, explicando pequenos detalhes, mas que se tornam enormes ajudas para quem está a ser operada, uma excelente profissional, Bem Haja!!!
    Portanto só tenho a aconselhar o Dr Alvaro Sá e toda a sua equipa. Porque ainda existe algo de muito bom em Portugal!

    Maria

    ResponderEliminar
  25. Boa Tarde Dr. Álvaro,

    Sou a paciente açoriana a quem colocou lentes intra-oculares há uma semana. Venho agradecer-lhe uma vez mais a atenção dispensada comigo, desde os exames à cirurgia. Jamais esquecerei. Foi muito importante para mim a forma como conduziu todo o processo, o que me tranquilizou ao fim ao cabo durante a cirurgia. Todos os receios que tinha em relação a esta cirurgia eram em vão e se soubesse já a teria feito há mais tempo. Para além de não sentir dores de cabeça há uma semana, apercebo-me agora que os óculos eram um obstáculo na comunicação com os outros (e comunicar é o meu trabalho).
    Entretanto, em relação à recuperação, não foi difícil, mas apercebi-me que fazemos mais esforços no dia a dia do que pensamos...mas mesmo assim acho que até me portei bem...
    Uma vez mais obrigada.

    Rita Teves

    ResponderEliminar
  26. Olá Dr. Álvaro, obrigada por se ter cruzado na minha vida. Estou muito feliz por poder ver o mundo com a claridade e nitidez que os meus óculos não conseguiram oferecer-me em 24 anos.
    Altair Sousa

    ResponderEliminar
  27. Joana Pais(C.H. Gaia)27 abril, 2012

    Dr Alvaro Sá

    A "Joaninha" além de "turista" também gosta de Internet.
    Uma grande salva de palmas para si para para a equipa que o acompanhou. Um profundo agradecimento eterno pela qualidade do trabalho e resultado nos meus olhos, não há palavras suficientes para agradecer.

    Vem uma pessoa do Brasil para fazer esta operação que foi executada de maneira tão brilhante, muitos parabéns !

    Eu que sou tão ansiosa e medricas, tenho literalmente pânico de hospitais e cuidados de saúde, consegui graças à sua recomendação e palavras aceitar o desafio de tentar ver o mundo de forma diferente.

    Depois de 24 com óculos e lentes, aos 30 sinto-me agora renascer.

    O pós-operatório foi a melhor das surpresas sem praticamente qualquer incómodo. Ainda não cai em mim. Foi tudo tão rápido e um resultado excelente.

    Um Enorme MUITO OBRIGADA ao Dr Alvaro, e no que puder serei a sua melhor "recomendadora"

    O seu sentido de humor também é muito apreciado ;)

    Parabéns e sucesso que bem merece!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde Dr. Álvaro Sá ;-)

    Chamo-me Regina e sou a irmã da Marília Piedade, que foi operada a uma catarata e colocou uma lente ontem.
    Depois de ter lido uma série de comentários dos anteriores pacientes, reconheço a ansiedade, medo e nervosismo da minha irmâ. Hoje ao virmos para casa, depois de muitos anos com óculos, já conseguia ler,no metro, para onde íamos. Foi uma viagem de descoberta da confiança há muito perdida!...
    Como acompanhante, e por curiosidade, observei com atenção os páineis científicos que estão expostos nas paredes do hospital, verificando que faltava o das cataratas (doença da minha irmã). Nesse momento ia a passar um médico muito "despachado" e aparentemente simpático, pelo que resolvi perguntar-lhe pelo dito painel, ao que ele retorquiu: Pois não, querida, mas vá ao blog, que lá até está um vídeo sobre esse assunto...". Ou seja, o autor dos paineis, era o médico da minha irmã. fiquei toda contente e claro que pasmei!... Na realidade não estamos habituados a que os médicos nos respondam às questões com tanta atenção e ainda por cima com uma simpatia e carinho, o que só éhabitual nos seres "realmente" superiores.Os missionários!...
    Nas agruras da vida já conheci outros missionários, não muitos, coisa rara como o Senhor Doutor. Parabéns por ser quem é, e obrigada pela competência, civismo, humanismo e carinho com que tratou a minha irmâ (Mariliazita).

    Bem haja, Regina Lamares

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde dr. Álvaro:

    Hoje faz precisamente 1 ano que me executou a cirurgia refractiva dos 2 olhos....e tenho a dizer-lhe que vejo lindamente, disse por defenitivo adeus às lentes e aos òculos....
    Por tudo isto não podia deixar, mais uma vez, de lhe agradecer por toda a dedicação, preocupação e sentido de responsabilidade, simpatia, transmissão de confiança e carinho que me transmitiu para comigo, antes, durante e após realização da cirurgia.
    EM SUMA, é de louvar o Elevado Profissionalismo que o define e destingue de forma, pese embora trabalhosa, mas merecida e brilhante...pois entrega-se com alma e empenho no desempenho das suas funções profissionais... UM BEM HAJA....contudo não há palavras que possam descrever e agradecer tal atitude....mas isso sim DR. poderá sempre contar com a minha simples mas verdadeira Amizade... e continuarei a ser uma boa mensageira do seu trabalho...
    Votos de continuaçáo de muitos sucessos profissionais e pessoais...

    Um forte Abraço e um bjinho.

    Margarida

    ResponderEliminar
  30. Muito boa noite penso que sofri mais do que a minha esposa que foi operada na sexta feira passada pelo Ex Dor Álvaro no Hospital da Arrábida método lasique a graduação era 4,5 onde depois de uma consulta em outro hospital privado e varios exames recomendaram ir a clipovoa o Ex Sr Dr Álvaro é realmente um profissional atencioso com o paciente e até brincalhão durante a cirurgia segundo comentam, até o momento está tudo bem a minha esposa já vê bem espero que continue assim embora com as recomendações médicas nos primeiros dias logo no dia após a cirurgia foi visto novamente onde verificou que estava tudo ok ,agora vai novamente terça feira ,se realmente querem fazer isto não hesitem consultem este grande profissional,
    muito obrigada

    ResponderEliminar
  31. Jose Manuel Moreno15 agosto, 2012

    Quero agradecer ao excelente e fora de serie do profissional de saúde da área de oftalmologia ÁLVARO SA, desculpe o DR mas ele não leva a mal. Agora já não vou perder mais os óculos e principalmente me esquecer. Muito obrigado e recomendo. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  32. Tenho 29 anos e miopia há mais de 10 anos. Nunca gostei de usar óculos e usar lentes de contacto ficou logo posto de parte… nunca as consegui colocar sozinha, e mesmo com ajuda tornava-se um calvário.

    Usei óculos durante 6 anos, mas nunca por vontade. Sempre que podia, colocava-os de lado. Durante um Verão, fiz voluntariado no Sri Lanka, onde a humidade e o calor tornavam impossível o uso dos óculos. Libertei-me deles e, com algum esforço e sacrifício, adaptei-me à situação.

    Foi difícil! Não reconhecia as pessoas, não conseguia ler as legendas e não percebia os sinais de trânsito. Tinha dores de cabeça com maior frequência e a sensação de “vista cansada”.

    Nunca fiz pesquisa sobre oftalmologistas. Segui a via mais simples: perguntei a alguém (da minha confiança) quem recomendaria como médico especialista dos olhos. A resposta foi simples e direta – “O Dr. Álvaro!”.

    Após algum tempo a ser seguida pelo Dr. Álvaro, a miopia e o astigmatismo acabaram por estabilizar e, em Agosto de 2012, fiz a cirurgia.

    O processo não é complicado mas envolve algum compromisso da nossa parte, desde o momento da cirurgia até à semana seguinte (entramos, literalmente, no mundo da “gotolândia” – aplicando gotas em intervalos de tempo curtos e frequentes). A confiança que acabei por ter no Dr. Álvaro foi indispensável.

    Conclusão: Se puderem fazer… vale a pena o esforço!

    Catarina Ribeiro

    ResponderEliminar
  33. Joana Monteiro29 setembro, 2012

    Boa Tarde! Gostaria só de deixar os meus PARABÉNS ao Dr Alvaro Sá, pelo seu profissionalismo, e por depois de 35 anos me permitiu ver novamente o mundo em toda a sua clareza !!! MUITO OBRIGADA a si Dr e a toda a equipa de enfermagem da Clipovoa "liderada" pela Enfermeira Mariana !
    Só poderei recomendar o Dr Alvaro a todos os interessados !!!
    Mais uma vez, muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  34. Nelson Silva18 outubro, 2012

    Muito Bom Dia.
    Venho aqui agradecer desde já ao Dr.Álvaro pelo EXCELENTE trabalho.
    Depois da cirurgia a laser(LASIK)fiquei a ver a 100%,margem de erro no olho direito e esquerdo: 0.00.Quem poderia pedir melhor..
    O meu muito obrigado e aconselho a todas as pessoas que pensarem em fazer esta cirurgia vão em frente porque não vão encontrar melhor médico.
    OBRIGADA
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  35. Tânia Pereira22 outubro, 2012

    Boa tarde!
    Apenas faço parte da lista de "Satisfeitos" com a Cirurgia Lasik com Dr. Alvaro Sá.
    Ao som de "Laura Pausini" apenas me ri na cirurgia e so saiu um "fonix"..eram muitas gotas e gotas...em poucos minutos estava pronta p ver o mundo "sem ajuda"...

    Obrigada pela boa disposição e bom desempenho

    ResponderEliminar
  36. Andreia Teixeira25 outubro, 2012

    Após uma operação em 22/10/2012 com o Dr. Alvaro Sá apenas tenho a dizer:
    "Há médicos do corpo e "médicos da alma". Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir as duas profissões."
    Parabéns Dr. Alvaro Sá pelo seu excelente profissionalismo, dedicação e simpatia.

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde!
    Sendo eu mais um da lista dos que foram operados no dia 22 de Outubro e também da lista dos satisfeitos do Dr. Álvaro Sá, confirmo que realmente o desempenho, a dedicação, humildade e não deixando de ser a boa disposição e humor o que é raro encontrar isso num ambiente hospitalar, eu encontrei isso nas minhas consultas com Dr. Álvaro Sá. Ele é tão nosso amigo que até nos deu uma “seca” suficiente para podermos conhecer novas pessoas :D tive o prazer de conhecer a Tânia Pereira, Andreia Teixeira e outros mais. Graças ao Dr. Álvaro Sá já posso ver o mundo que está perante meus olhos e não perante a “montra”.

    Obrigado por tudo e até uma próxima…

    Cumprimentos
    Hugo Costa

    ResponderEliminar
  38. QUERIA FELICITAR O DR ALVARO SÁ PELO EXCELENTE TRABALHO QUE FEZ COMIGO... FIZ LASIK AOS OLHOS NO DIA 9 DE NOVEMBRO ... ESTOU FELISSISIMA PELOS RESULTADOS... MUITO OBRIGADO DR ALVARO.
    LIDIA FERREIRA

    ResponderEliminar
  39. Elisa Andrade 01-12-2012

    Boa noite! No dia 22 de Novembro de 2012 fiz cirurgia para implante de lentes intraoculares. Venho aqui agradecer desde já, ao Dr.Álvaro Sá pelo
    excelente trabalho,dedicação,humildade e grande profissionalismo. Todas estas palavras são poucas para a satisfação que me causou, UM BEM HAJA.
    Muito obrigada Dr.Álvaro, ficará sempre no meu coração pela alegria de ter concretizado um grande sonho.
    Os meus cumprimentos.
    Elisa

    ResponderEliminar
  40. Boa noite Dr Álvaro Sá,

    Já fui a uma consulta sua e adorei!

    Penso em fazer lasik tenho 5,5 diopetrias e 520 micras.
    No entanto tenho uma dúvida: Penso vir a engravidar dentro de 1 ano aproximadamente, mas li na internet, que com a força do parto o flap que cortaram durante o lasik pode deslocar-se ou enfim acontecer-lhe algo...
    Isto poderá acontecer?

    Agradeço-lhe que me responda estou muito preocupda.
    Cumprimentos
    Isabel

    ResponderEliminar
  41. Os meus cumprimentos Dª. Isabel.
    O "flap" do LASIK fica completamente aderente e cicatrizado em 24 horas, por isso, não há qualquer possibilidade de surgir uma complicação durante o trabalho de parto. Engravide e...Força!

    Álvaro Sá

    ResponderEliminar
  42. Faz hoje um mes que tambem eu fui operada aos 2 olhos pelo grande profissional Alvaro Sá.
    Coloquei lentes intraoculares e jamais me irei esquecer de acordar apos cirurgia,olhar o grande relogio da sala de recobro,ver q eram 2 menos 10 da tarde e espantada levar a mao aos olhos a pensar que me tinham colocado os oculos.Nao eram os meus oculos,apesar de 2 protecçoes(que guardo com respeito junto aos meus oculos)conseguia ver e digamos que muito bem até para quem tinha sido operada ao meio dia.
    Obrigada Dr Alvaro,se ha coisa que nunca duvidei no tempo de espera era que o Dr era o melhor e era consigo uqe queria ser operada!

    ResponderEliminar
  43. Muito Boa Tarde!
    Só para deixar também aqui o meu testemunho, de paciente e fã e do Dr Alvaro Sá.
    Um dia em que o meu mundo simplifica, em que as lentes passam a não fazer sentido, onde o hábito de encostar os óculos deixa de existir, em k eu realmente vejo!!!
    Muito Obrigada a si Dr Álvaro Sá pelo meu mundo agora ser tão nítido. Muito obrigada a toda a sua equipa de Enfermagem da Clipóvoa, em Especial à jovem mas muito profissional Enfª Mariana por toda a sua simpatia e empenho, um obrigado á Enfª Cátia do serviço ambulatório.
    Um Bem haja a todos!!!
    Eternamente agradecida.
    Isaurinha

    ResponderEliminar
  44. Um bem haja a toda a equipa! Tinha miopia de 26 diptrias e fiquei a zeros em ambos os olhos!!

    Só tenho uma questão: já operei há dois anos. Posso engravidar em segurança ou há algum cuidado especial?

    ResponderEliminar
  45. Os meus cumprimentos.
    Não sei a que procedimento refractivo foi submetida para corrigir as 26 dioptrias que tinha, no entanto, não há qualquer cuidado especial em engravidar (independentemente da técnica cirurgica usada). Não se esqueça que, apesar de não ter dioptrias, os seus olhos continuam a ser "altos míopes" e, por esse motivo, tem maior risco de ter descolamento de retina.
    Boa sorte!

    Álvaro Sá

    ResponderEliminar
  46. Olá Dr. Álvaro,
    Me submeti a cirurgia refrativa e logo após (depois de duas semanas) descobri que estava grávida! Isso pode comprometer de alguma forma o sucesso da cirurgia e também o desenvolvimento do bebê?

    ResponderEliminar
  47. Os meus cumprimentos e os meus parabéns Priscila Coelho.
    Não há estudos que respondam à sua pergunta mas estou convencido que o Laser ocular não afecta em nada o desenvolvimento do seu bébé.
    Quando uma mulher engravida pode haver alteração da sua refracção, especialmente no último trimestre. Após o parto a alteração da refracção pode manter-se ou voltar aos valores anteriores à gravidez. Se o último caso for o seu, vai continuar a ver bem mesmo após a gravidez.

    Álvaro Sá

    ResponderEliminar
  48. Obrigada Dr Álvaro! Fiquei um pouco receosa porque tive que ficar usando por vários dias os colírios antibióticos e antinflamatórios... mas como estava muito no início talvez não tenha nenhuma interferência né!
    Obrigada mesmo pela atenção!!

    ResponderEliminar
  49. Cristiana Espírito Santo07 janeiro, 2016

    O ano que passou foi complicado, pois sentia diariamente desconforto ocular, olhos vermelhos, visão turva, inflamação, terçolhos... Depois de ir a três oftalmologistas e de ter três diagnósticos diferentes ( e de salientar, que nenhum estava correto e que o meu problema continuava) indicaram-me o Dr. Álvaro!
    Rapidamente o Dr. explicou-me que tinha uma blefarite que me provocava todos aqueles sintomas... Fiz todo o tratamento indicado e ao fim de um mês estou feliz e recuperada! Agradeço muito por ter encontrado o melhor médico!
    Muito obrigada e muitos parabéns por ser o melhor oftalmologista do mundo!!

    ResponderEliminar
  50. No fim do ano passado, fui operada pelo Sr doutor Álvaro Sá, no Hospital da Arrábida. E ainda bem que o fui, correu tudo muito bem, fiquei com uma visão fabulosa. Agradeço assim pelo seu excelente profissionalismo, pelo excelente trabalho que desempenha quer nas consultas, quer no bloco. Também um agradecimento à Enfermeira da sua equipa Mariana pelas explicações e o carinho que teve em me tranquilisar antes da cirurgia inicíar e me explicar tudo ao ajudar o Dr Àlvaro. Sem dúvida nenhuma, recomendo esta equipa fabulosa a toda a gente. Parabéns e um muito Obrigada!
    Deolinda

    ResponderEliminar